terça-feira, 4 de setembro de 2007

[P01] Aquecimento Global e suas consequências





Os efeitos do Aquecimento Global sobre as paisagens da Terra, principalmente sobre as regiões litorâneas, já são visíveis, provocando alterações nos mapas, segundo cartógrafos que elaboram uma referência mundial sobre o Atlas.
Por ocasião da publicação nesta segunda-feira do "Atlas completo do mundo Times" 2007, seus autores informaram ter tido que redesenhar rios e mudar de classificação algumas regiões em relação à última edição de 2003.
"Podemos literalmente ver os desastres ambientais acontecerem diante de nossos olhos.
Acreditamos verdadeiramente que, em um futuro próximo, famosas paisagens desaparecerão para sempre", afirmou Mick Ashworth, redator chefe do Atlas.
A primeira edição do Atlas, publicada pela primeira vez em 1895, passou por mais de 20.000 atualizações até os dias atuais, e onde isso vai parar?
____________________________________________
Notícia do dia 03/09/2007 - Disponível na íntegra em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u325326.shtml

Análise

Há décadas, pesquisadores já alertavam que o planeta sentiria no futuro o impacto do descuido do homem com o ambiente. Na virada do milênio, os avisos já não eram mais necessários – as catástrofes causadas pelo aquecimento global se tornaram realidades presentes em todos os continentes do mundo. O desafios passaram a ser dois: se adaptar à iminência de novos e mais dramáticos desastres naturais; e buscar soluções para amenizar o impacto do fenômeno.

E, o que representava apenas uma hipótese, hoje tornou-se uma realidade. O último século foi o mais quente do milênio e a última década, a mais tórrida em 100 anos.

A verdade é que as estatíticas e dados nos assustam, afinal nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos, mas ainda assim, a tendência é que estes impactos sejam cada vez maiores.

Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento de poluentes, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, gás carbônico e monóxido de carbono, principalmente) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Além disso, o desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Assim, os raios do sol que atingem o solo e irradiam calor na atmosferanão se dispersão devido a esta camada de poluentes e o resultado é o aumento da temperatura global.

Muitas campanhas são utilizadas para conscientizar as pessoas sobre o Aquecimento Global e suas consequências, mas será que isso é o bastante?

Proposição

É fato que o aquecimento global não será contido apenas com as reportagens de noticiários, palestras e campanhas sobre o tema, apesar de serem bons pontos de partida para balizar as ações e atentar a nação a tomar providências. Em linhas gerais, se o homem causou o problema, pode também resolvê-lo através de opções sérias e sensatas que deveremos adotar para enfrentar o impacto do aquecimento global e manter a temperatura sob controle.

Entretanto, para a obtenção de resultados significativos, o esforço de redução da poluição precisa ser global. Algumas alternativas já foram adotadas, mas o que se vê não são os melhores reultados, como por exemplo, o fracasso do Tratado de Kioto, ao qual os Estados Unidos - maiores emissores de CO2 do mundo, não aderiram, afirmando que prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

Assim, entre tantas tentativas, talvez uma ainda seja o inicio da solução para os nossos atuais e futuros problemas relacionados ao aquecimento global, o Compromisso Social dentro da Gestão Empresarial, isto implica em projetos desenvolvidos em grandes empresas (muitas vezes poluidoras ambientais) para a realização de "negócios mais sustentáveis", ou seja, que passam a aliar a rentabilidade à preservação do meio ambiente. Assim, além de contribuir para a minimização de impactos ambientais, a empresa ainda se isenta de alguns impostos e consegue financiamentos com mais facilidade ao participar destes projetos.

Para maiores informações: existem livros que mostram como o interesse em participar de campanhas como esta passou de "um diferencial competitivo para uma questão de sobrevivência das empresas" como o livro: COMPROMISSO SOCIAL E GESTÃO EMPRESARIAL (De acordo com relatos dos escritores, as companhias precisam mudar a sua forma de atuar e serem mais participativas na sociedade, até mesmo para alterar a maneira como são vistas. Segundo pesquisa que consta no livro, 72% do americanos dizem que as empresas têm poder demais. Além disso, nove em cada dez pessoas - segundo pesquisa com 4.000 entrevistados na Europa - comprariam algum produto de uma companhia que amparasse iniciativas para melhorar a sociedade). http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u1633.shtml

E ainda, o "Manual de Negócios Sustentáveis" que traz idéias práticas, elaboradas a partir de casos reais, que mostram como desenvolver um plano de negócio sustentável, onde buscar financiamento e como adquirir vantagem competitiva. http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u301420.shtml

2 comentários:

Anônimo disse...

muitoo bom seu trabalho me ajudou bastante nas pesquisas de fisica

Unknown disse...

Adorei seu trabalho acredito que me ajudrá bastante em minha redação parabens!!